Adicionar domínios na minha conta

1º Passo — Encontrar a opção “Domínios de Complementos”

Primeiramente faça login em sua conta cPanel e siga os passos abaixo:

  1. Encontre o campo de pesquisa na parte superior do cPanel, como mostrado na imagem:

    domínios de complementos no cpanel

  2. Digite “Domínios de complementos” e clique no ícone que irá aparecer dentro da seção DOMÍNIOS:

    seção domínios

2º Passo — Utilizar a opção “Domínios de Complementos”

Após clicar em Domínios de complementos você será direcionado para a tela Criar um domínio de complemento. Abaixo vamos explicar o que cada campo desta tela significa e o que devemos colocar:

criar domínio de complementos

  1. No campo Nome do novo domínio vamos simplesmente colocar o nome do novo domínio que estamos adicionando. No nosso caso vamos colocar tutorialcp.tk.

    IMPORTANTE! O campo Subdomínio já é automaticamente preenchido pelo cPanel. Se você pretende adicionar apenas um domínio com esse nome, como por exemplo: tutorialcp.tk, então pode deixar do jeito que está. Mas se você possui outros domínios com o mesmo nome, mas com extensões diferentes como tutorialcp.com ou tutorialcp.net, é recomendado alterar o campo Subdomínio já que não pode haver dois subdomínios com o mesmo nome.

  2. O campo Raiz do documento também é preenchido automaticamente. Resumindo, este é o caminho onde os arquivos deste domínio serão armazenados. Em nosso caso vai ficar como: public_html/tutorialcp.tk. Isso significa que os arquivos de nosso domínio vão ficar armazenados na pasta public_html e dentro da subpasta tutorialcp.tk. Você pode mudar este caminho, se desejar, mas recomendamos que deixe desta maneira para ser mais simples e organizado.

  3. Ainda nessa tela, também temos como marcar a opção Crie uma conta FTP associada a este Domínio de complementos. Isto é opcional, e como o nome indica ela cria uma conta FTP para este domínio. Se você pretende gerenciar todos os arquivos desta conta cPanel sozinho então é só deixar a opção desmarcada, mas caso você queria que um cliente ou colega gerencie os arquivos deste domínio essa opção permite que uma conta seja criada para este propósito. É importante lembrar que essa conta só vai ter acesso aos arquivos deste domínio.

OPCIONAL: Se você marcou a opção Crie uma conta FTP associada a este Domínio de complementos, os seguintes campos irão aparecer:

criar domínios de complementos ftp

Aqui você deve inserir o nome de usuário do FTP e senha. O cPanel também oferece um Gerador de senha para criar senhas aleatórias e seguras para sua conta – e recomendamos que faça isto.

3º Passo — Gerenciar Domínios de Complementos

Por fim, quando todos os campos tiverem sido preenchidos, é só clicar no botão Adicionar domínio. Pode ser que leve alguns poucos minutos até que todos os diretórios sejam criados e seu novo domínio esteja pronto para uso. Quando estiver tudo preparado você deve ver a mensagem:

gerenciar domínios de complementos

Parabéns! Você acabou de adicionar um novo domínio de complemento! Agora você já pode subir os arquivos de seu site no subdiretório gerado (em nosso caso public_html/tutorialcp.tk).

Agora que seu domínio de complemento foi adicionado com sucesso,ele vai estar aparecendo na subseção Modificar domínio de complementos, dentro da seção Domínios de complementos:

modificar domínios de complementos

Aqui você tem algumas opções:

  • Domínios de complementos – Todos os domínios de complementos que você adicionou vão aparecer aqui.

  • Raiz do documento – O caminho para o domínio de complemento. Ao clicar neste link você é redirecionado para o Gerenciador de Arquivos do cPanel.

  • Subdomínio – O subdomínio automático que foi criado para este domínio de complemento.

  • Redireciona para – Aqui você pode ver se o domínio de complemento está redirecionando para algum lugar. Já que não criamos nenhum redirecionamento ele mostra a mensagem not redirected. Você pode gerenciar os redirecionamentos desse domínio clicando no botão Gerenciar redirecionamento. Ao clicar, você é levado para a tela de redirecionamentos, onde você especifica o caminho para onde o domínio de complemento deve estar redirecionando:

    redirecionar domínios de complementos

  • Ações – Aqui temos apenas uma opção – Remover. Como o nome indica, ela remove o domínio de complemento.

Você achou esse artigo útil?